domingo, 18 de outubro de 2015

Reformulação do currículo do ensino de História

Ensino de História no Brasil em xeque

Base Nacional Curricular Comum, que está em fase de consulta pública, elimina tópicos da era antiga, medieval e contemporânea, causando questionamentos de professores


O ensino de História no Brasil está na berlinda. As polêmicas em torno do conteúdo descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que até dezembro está em fase de consulta pública, levaram historiadores a se mobilizarem para tentar melhorar o documento, que já foi inclusive criticado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e pelo antecessor, Renato Janine Ribeiro. O ponto principal da discórdia é a “eliminação” de tópicos de história Antiga, Medieval e Moderna, para priorizar a história do Brasil, das Américas e da África. Além disso, a periodização cronológica dá lugar a temas.
A BNCC foi apresentada pelo MEC em 16 de setembro e foi formulada por uma equipe de 116 especialistas. Ela propõe ser uma “cartilha” para nortear e padronizar o ensino básico no Brasil. De acordo com o secretário de educação básica do ministério, Manuel Palácios, a base contempla cerca de 60% do conteúdo escolar. O restante seria definido localmente, levando em conta o contexto regional.
As críticas ao documento começam aí: “Como quantificar o que será conteúdo comum e livre?”, questiona Joseli Mendonça, professora da UFPR. Em relação ao ensino de fatos históricos, há outros questionamentos. A Associação Nacional de História (Anpuh) está promovendo discussões entre seus grupos de trabalho para formular um documento único a ser enviado ao MEC. “Queremos fazer algumas propostas e envolver mais os professores da rede básica. Até agora a discussão ficou centrada em pesquisadores e professores de universidades”, declarou Circe Bittencourt, que preside a seção paulista da Anpuh.
Ente os pontos de divergência está a composição da comissão responsável pela BNCC. Não há menção oficial sobre quem são os integrantes, tampouco o MEC informou os nomes. Segundo o ministério, o documento com as bases da proposta de mudanças no ensino está em consulta pública e pode sofrer alterações. Para Joseli, porém, as opiniões devem ser consideradas conforme a formação e experiência de cada um. “Colocam como um debate público, mas precisa ser qualificado. Todo mundo deve dar sugestão, mas é preciso identificar, saber quais são dos especialistas na área. Não está mobilizando as pessoas que estão pensando nisso há muito tempo”, avalia.
Fonte: Gazeta do Povo

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Efemérides Carangolenses (1827-1959)



O Historiador Rogério Carelli, Professor de História Contemporânea, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, publicou em 2002, o livro "EFEMÉRIDES CARANGOLENSES 1827 - 1959" Contendo 644 páginas, a obra cita 1633 fatos ocorridos na cidade e na região. Abrange a vida social, política, religiosa, econômica, esportiva e curiosidades locais. O livro é ilustrado com 42 fotografias, verdadeiras raridades históricas. A obra se destina para fonte de pesquisas de estudantes e os que cultivam a memória histórica do lugar, cuja nostalgia é própria do carangolense.
Humildemente, o blog História Pensante pretende trazer ao público em geral, especialmente aos interessados em História do Brasil, alguns registros interessantes e importantes, curiosos e até mesmos engraçados, sobre a história de Carangola e sua importância no cenário nacional. 
Seguindo a linha da obra Efemérides Carangolenses, pretendo reproduzir diariamente neste blog, os eventos que se sucederam em Carangola em outubro de 1930, mês que marca uma grande ruptura política em nosso país, o fim da República Velha, através de um movimento registrado nos livros de história como a Revolução de 30, o qual levou Getúlio Vargas ao poder. A priori não pretendo analisar nestes posts a importância, motivações e conseqüências do evento de 1930, o qual inclusive celebra seus 85 anos, pretendo apenas reproduzir os fatos como foram registrados. Tenham uma boa leitura, vale a pena.


Efemérides significam, em latim, "memorial diário", "calendário" (ephemèris,ìdis), ou, em grego, "de cada dia" (ephémerís,îdos). A palavra efêmero/a ("que dura um dia") tem a mesma etimologia.
Uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos. Há a possibilidade de classificá-la de diversas formas, como, por exemplo, histórica, vexilológica ou hagiográfica.
Na forma plural, "efemérides", nomeadamente, "efemérides astronômicas" ou "efemérides monárquicas", é o termo usado por magos, astrônomos, astrólogos e monarcas para anunciar a tanto as ocorrências de alguns acontecimentos celestiais (eclipse, cometas) bem como escolher a posição dos astros para assinaturas e tratados imperiais tudo de acordo com a posição dos astros de cada dia, normalmente encontrados num conjunto de tabelas denominadas hoje efemérides astronômicas, que indicam a posição dos astros para cada dia do ano.  Fonte: Wikipedia