"A propaganda é a alma do negócio", esta frase já foi utilizada inúmeras vezes, especialmente quando uma pessoa quer ressaltar a importância de se divulgar um produto ou uma ideia, em uma sociedade capitalista esta frase torna-se um verdadeiro lema, a divulgação dos produtos, serviços ou ideias que se queira vender é crucial para a sobrevivência de qualquer indústria, por isso desde o surgimento da grandes indústrias, no remoto século XVIII, surge também a necessidade de se destacar entre os demais competidores, torna-se importante incorporar valor ao produto, relacionar o produto à um determinado nome, criar o que entendemos hoje por marca. (Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.)
Atualmente é praticamente impossível pensarmos em comer ou beber algo, ouvir uma música, locomover-se, divertir-se ou mesmo descansar, sem, em algum momento, vir o nome, slogan ou imagem de alguma marca em nossas mentes, afinal a todo momento as vemos nas ruas, TVs, em casa ou no trabalho. As marcas representam fases das nossa História, elas foram criadas, incorporadas ou expandidas em diversas épocas e representam a sociedade, as necessidades ou ou os interesses de seu tempo.
O blog Mundo das Marcas, desde de 2006, traz a História e as características de incontáveis marcas espalhadas por esse mundo cada vez mais globalizado, uma ótima fonte de informações para todos aqueles que já tiveram uma curiosidade sobre uma determinada marca ou produto, para aqueles que já estão estreitamente ligados ou até mesmo dependentes de alguma marca, e claro, para todos os interessados em conhecer uma das grandes características da nossa História Contemporânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário