É impossível esquecer o que se passou a 1 de novembro de 1755. Faz parte da história de Lisboa e nunca será esquecido. Um sismo de magnitude 8.5, com epicentro a cerca de 250 quilómetros da capital portuguesa, criou um tsunami que devastou a cidade, cerca de 90 minutos após o choque entre duas placas tectónicas no Oceano Atlântico.
Segundo o documentário que começou a ser transmitido na televisão portuguesa em abril, eram 9H30 quando o terramoto foi sentido e pouco depois das 11H00 quando as vagas do tsunami – com ondas de seis metros – atingiram Lisboa, destruindo quase por completo a cidade. Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna.
O canal americano Smithsonian Channel, da CBS, transmitiu a recriação da catástrofe que assolou Lisboa em vídeo em 2014, mas só agora se tornou viral. No vídeo, que já tem mais de 200 mil visualizações, é possível ver o efeito do sismo nas ruas da capital portuguesa e imaginar a força das ondas que varreram a cidade.
Uma ação da natureza que gerou uma série de acontecimentos trágicos detalhados nestes dois minutos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário