" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Efemérides Carangolenses (1827-1959)



O Historiador Rogério Carelli, Professor de História Contemporânea, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, publicou em 2002, o livro "EFEMÉRIDES CARANGOLENSES 1827 - 1959" Contendo 644 páginas, a obra cita 1633 fatos ocorridos na cidade e na região. Abrange a vida social, política, religiosa, econômica, esportiva e curiosidades locais. O livro é ilustrado com 42 fotografias, verdadeiras raridades históricas. A obra se destina para fonte de pesquisas de estudantes e os que cultivam a memória histórica do lugar, cuja nostalgia é própria do carangolense.
Humildemente, o blog História Pensante pretende trazer ao público em geral, especialmente aos interessados em História do Brasil, alguns registros interessantes e importantes, curiosos e até mesmos engraçados, sobre a história de Carangola e sua importância no cenário nacional. 
Seguindo a linha da obra Efemérides Carangolenses, pretendo reproduzir diariamente neste blog, os eventos que se sucederam em Carangola em outubro de 1930, mês que marca uma grande ruptura política em nosso país, o fim da República Velha, através de um movimento registrado nos livros de história como a Revolução de 30, o qual levou Getúlio Vargas ao poder. A priori não pretendo analisar nestes posts a importância, motivações e conseqüências do evento de 1930, o qual inclusive celebra seus 85 anos, pretendo apenas reproduzir os fatos como foram registrados. Tenham uma boa leitura, vale a pena.


Efemérides significam, em latim, "memorial diário", "calendário" (ephemèris,ìdis), ou, em grego, "de cada dia" (ephémerís,îdos). A palavra efêmero/a ("que dura um dia") tem a mesma etimologia.
Uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos. Há a possibilidade de classificá-la de diversas formas, como, por exemplo, histórica, vexilológica ou hagiográfica.
Na forma plural, "efemérides", nomeadamente, "efemérides astronômicas" ou "efemérides monárquicas", é o termo usado por magos, astrônomos, astrólogos e monarcas para anunciar a tanto as ocorrências de alguns acontecimentos celestiais (eclipse, cometas) bem como escolher a posição dos astros para assinaturas e tratados imperiais tudo de acordo com a posição dos astros de cada dia, normalmente encontrados num conjunto de tabelas denominadas hoje efemérides astronômicas, que indicam a posição dos astros para cada dia do ano.  Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails