" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Histórias Novas

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas aos colegas que acompanham o blog História Pensante, pois as postagens do blog andam a desejar. Nesses últimos tempos a minha rotina virou de pernas para o ar, afinal, o final de ano escolar altera a rotina e a cabeça de qualquer professor, além disso a minha casa passou por reformas, fiquei sem internet em casa por quase três meses e meu computador precisou ser formatado e perdi alguns dados valiosos, mas nem tudo foram espinhos neste final de ano, no dia 27 de dezembro nasceu o meu primeiro filho, Lucas, um garotão bonito igual ao pai (não podia deixar de falar), o qual vai requerer um bocado da atenção, carinho e amor de seu pai, agora começa uma nova fase da minha vida, uma nova História.
Quanto ao blog, tentarei repartir um pouco mais da minha atenção com  História Pensante, o qual também me trouxe muita alegria em tão pouco tempo de vida, além das novas amizades com os colegas e apreciadores da História da humanidade.

A todos que porventura estão lendo este post e também aqueles que já passaram os seus olhos por aqui.

Um Feliz Ano Novo, que 2011 seja repleto de realizações para todos nós e que novas e belas histórias possam ser escritas, mas sempre refletindo sobre o que passou. Abraços fraternos.

Professor Pedro Paulo Dias e família

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

História da África, enfim na íntegra


Em parceria com a Unesco, governo brasileiro lança a primeira edição completa em português da mais importante obra sobre o continente
 


Os estudantes brasileiros acabaram de ganhar uma versão traduzida de uma das mais importantes obras sobre a história do “continente negro”. Foi lançada em Brasília na última quinta feira a edição em português da coleção História geral da África, obra produzida a pedido da Unesco e publicada no país em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Principal obra de referência sobre o assunto, a coleção completa, com seus oito volumes e quase 10 mil páginas, foi lançada originalmente em 1981. Os títulos foram escritos ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, dois terços deles africanos, e é o mais completo estudo sobre o passado do continente já publicado.

A série já foi traduzida integralmente para o inglês, o francês, o árabe e o espanhol. Uma versão resumida foi lançada no Brasil entre 1982 e 1985, mas a edição está atualmente esgotada no país. Para suprir essa carência, os oito volumes da coleção foram traduzidos, reeditados e não estão sendo vendidos, mas distribuídos para bibliotecas, universidades públicas e outras intituições de ensino. Uma versão digital da obra em breve estará disponível na internet.

A coleção vai servir de fonte para a formação de educadores e para a difusão de conhecimentos sobre o assunto para estudantes brasileiros desde a educação básica até o ensino superior. “A obra é de grande importância e peculiaridade”, diz Marilza Regattieri, oficial de projetos em educação da Unesco. Ela lembra que a Lei 10.639, que tornou o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana obrigatório nas escolas, foi sancionada em 2003.

Para que esses conteúdos cheguem efetivamente às salas de aula brasileiras, a Unesco, em conjunto com a Universidade Federal de São Carlos, também está produzindo materiais pedagógicos de caráter interdisciplinar, para a formação de professores. De acordo com as instituições, o próximo passo será fazer o mesmo nas escolas de países africanos de língua portuguesa.

Fonte: www.historiaviva.com.br

Veja também:

Related Posts with Thumbnails