" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

quarta-feira, 9 de março de 2011

Reconhecimento da profissão

Em entrevista, o senador Paulo Paim diz que a regulamentação da profissão de historiador pode sair ainda neste semestre. Petista é o autor do projeto de lei
Alice Melo
A aprovação do projeto que regulamenta a profissão de historiador pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) representou um grande passo na caminhada para a sanção desta lei.

Em entrevista à "Revista de História da Biblioteca Nacional", o senador Paulo Paim (PT-RS), autor da proposta, mostrou-se otimista com o avanço do projeto no Senado e afirmou que, se tudo correr dentro do esperado, a profissão de historiador pode ser regulamentada ainda neste semestre.

“Não tem por que não andar depressa agora”, falou o senador. “A parte legal já foi aprovada. Se continuar assim, não haverá nenhuma dificuldade para passar nas outras comissões”, completa.

Segundo Paim, o envolvimento dos historiadores no processo de regulamentação é tão importante quanto sua ação junto aos senadores antes das votações. “É importante falar com o relator, falar com os presidentes das comissões. Se houver mobilização da classe, ainda nesse semestre o projeto pode entrar em vigor.”

Para que isso aconteça, é necessária a aprovação do projeto nas Comissões de Educação (CE) e Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Logo depois, a Câmara dos Deputados recebe a proposta e encaminha possivelmente para as comissões de Educação e Trabalho. Se aprovada nestas instâncias fica a cargo da Presidente da República sancionar a lei.

“A regulamentação é um dever da sociedade com o historiador. Ela precisa ser aprovada pelo que representa principalmente para a educação do país”, diz Paim.

[ Fonte: Revista História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails