" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sábado, 17 de março de 2012

O que Dom Pedro realmente disse


Há controvérsias sobre a famosa frase independência ou morte que dom Pedro teria dito às margens do Ipiranga. De acordo com uma testemunha do acontecimento, o padre Belchior Pinheiro de Oliveira, o príncipe jamais a proferiu. Em sua versão, o episódio foi muito menos glamouroso do que registrou a história oficial.
Independência ou morte!, óleo sobre tela de Pedro Américo (1888)
Segundo o padre, dom Pedro voltava de São Paulo para a Corte montado numa mula - e não no garboso corcel do quadro de Pedro Américo -, atormentado por uma disenteria e com dores, quando recebeu a correspondência vinda de Lisboa, a qual ordenava sua imediata volta a Portugal. Ao tomar ciência de seu conteúdo, atirou os papéis no chão e os pisoteou. Depois, recompôs a farda e dirigiu-se lentamente à estrada onde estacionara sua comitiva.

Parou repentinamente e disse a Belchior: "Nada mais quero do governo português e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal!". Arrancou então do chapéu o laço azul e branco que simbolizava o governo português e jogou-o fora, dizendo em seguida: "pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu deus, juro fazer a liberdade do Brasil".
(Adaptado de: O que D. Pedro disse realmente às margens do Ipiranga.Nossa História, ano I, n. 7, maio 2004.)

Um comentário:

  1. Fico pensando... "como foi realmente a nossa história? O que se passou? O que estudamos... e não sabemos se é verdade ou mentira(?)
    Mas de qualquer modo D. Pedro foi importante para a história do Nosso País, como Tiradentes, um mártir* que lutou para a Independência. Eles amavam o Brasil(?)
    E os esse "pessoal" que está em Brasília, os que têm o poder nas mãos e não sabem o que é honra*...não têm vergonha na cara, essa história eu conheço bem, não ganho essa esmola "bolsa família", vivo do meu trabalho* e grande parte do meu salário vai para os bolsos Deles.
    Abraços, boa tarde; Mery*

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts with Thumbnails