A briga agora é para saber quem é o dono do tesouro – se é que existe algum!
Vídeo relacionado:
O SS Minden deixou a costa brasileira em 1939, dias depois da eclosão da Segunda Guerra Mundial, levando nada menos que quatro toneladas de ouro dos bancos sul-americanos para a Alemanha.
Mas a encomenda nunca foi entregue. Ao perceber que navios da frota britânica se aproximavam do SS Minden, o capitão, seguindo as ordens dadas pelo próprio Hitler, afundou a embarcação. A ideia era que o oponentes jamais pudessem pôr a mão numa carga tão valiosa.
O valor da carga seria equivalente hoje a mais ou menos R$ 500 milhões.
Agora, com a descoberta, a guerra é para saber a quem pertence o tesouro: se ao Reino Unido, que fez o achado, ou à Islândia, que detém domínio do território onde estão os restos do navio. Exploradores britânicos continuam atrás da permissão do governo islandês para fazer a operação de resgate, mas até agora nada feito.
O argumento dos britânicos é que “achado não é roubado”.
A expectativa é que nas próximas semanas os islandeses definam a quem pertence o ouro – se é que existe algum. Alguns pesquisadores acreditam que o metal foi retirado há tempos.
Fonte: Independent
Imagem: Wikipedia Commons
Referência: https://seuhistory.com/noticias/restos-de-navio-nazista-carregado-de-ouro-brasileiro-sao-encontrados-na-costa-da-islandia
Nenhum comentário:
Postar um comentário