" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

domingo, 13 de setembro de 2015

História e Cinema:o Imperialismo



Pequena relação de filmes (nunca definitiva) que nos ajudam a ilustrar e a entender um pouco dos aspectos do Imperialismo ou Neocolonialismo  

As montanhas da Lua: Em 1850 dois oficiais britânicos Capitão Richard Burton e Tenente John Speke começam uma aventura para descobrir a fonte do Nilo. Conhecedores dos grandes perigos que os aguardam mas decidem enfrentar tudo e se embrenham com sua expedição cada vez mais na selva inexplorada da África onde nenhum homem branco jamais havia estado. Mas essa jornada em busca da nascente do Rio Nilo, em nome do Império Britânico da Rainha Victória tem seu preço com fugas de carregadores, perda de mantimentos além de outros perigos e infortúnios. Baseado no livro de William Harrison que narra sobre essa expedição em busca dessa nascente. Em homenagem à rainha, o grande lago na região da descoberta recebe o nome de Lago Victória nas divisas hoje entre o Quênia, Uganda e Tanzânia.







Zulu: África, 1879, histórica verídica do colonialismo britânico, grupo de soldados tenta defender sua posição em Rorke's Drift contra uma horda de implacáveis de 4000 guerreiros zulus.








O último Imperador: O filme conta a história da vida de Aisin-Gioro Puyi, o último imperador da China Imperial. Com a vitória comunista em 1949 Puyi é entregue para a China – havia sido capturado por tropas soviéticas em 1945, considerado criminoso de guerra, ficara preso em um gulag até essa data. Através de flashes, o último imperador recorda a sua infância, foi proclamado imperador muito precoce, e como teve de viver isolado na Cidade Proibida – palácio imperial chinês localizado no meio de Pequim – com a restauração da república em 1911. Após, ele recorda como tornara-se um imperador fantoche em Manchukuo (1932 – 1945), então, sob o domínio japonês, razão pela qual é julgado pelo tribunal de Crimes de Guerra de Tóquio em 1946. Puyi vive, então, a partir de 1949, em um presídio para reeducação na China até 1959, ano no qual passa a ter uma vida comum em Pequim trabalhando como jardineiro no jardim botânico da cidade. Posteriormente atuou como bibliotecário da "Conferência Consultiva Política do Povo Chinês". A partir de 1964, tornou-se membro dessa instituição. Escreveu uma autobiografia A primeira metade de minha vida, traduzido em inglês como From Emperor to Citizen. Casado várias vezes (com duas imperatrizes e três concubinas), morreu em 1967 de um câncer renal, sem deixar descendentes.


55 dia em Pequim: Na China de 1900, submetida à voragem das potências colonialistas, o bairro onde se localizam as embaixadas estrangeiras é atacado pelos boxers - guerrilheiros nacionalistas (como forte acento xenófobo) - que lutam contra os dominadores estrangeiros, com o apoio (oficioso) da imperatriz Tzu-Hsi.
O ataque serve de pretexto para que o país seja invadido por um exército internacional composto por ingleses, estadunidenses, franceses, russos, alemães, japoneses e outras nacionalidades. Segue-se uma feroz repressão, com várias execuções públicas.
O filme de Nicholas Ray (que se reserva o papel de cônsul norte-americano) é uma ode às "razões do Colonialismo". Nele, os colonialistas são os heróicos defensores da Civilização, os chineses (construtores de uma cultura milenar) são um povo atrasado e inferior, e os boxers não passam de bandidos "terroristas".




O último samurai: Conta a história do Capitão Nathan Algreen(Tom Cruise), Veterano da Guerra Civil Americana. Após o fim do conflito Algreen é convidado por seu ex-comandante para participar com ele do treinamento do recém criado exército Imperial Japonês. Após a volta do Imperador ao poder central no Japão, O governo passou a contratar Generais e Engenheiros ocidentais para treinar e equipar o seu exército contra os Samurais (Revolução Mejji). Após começar o treinamento dos soldados do Exército Imperial, Algreen percebe que não estão prontos para lutar e não podem vencer mesmo com armas de fogo, no entanto seu comandante, O Coronel Bagley insiste em envia-los a batalha. Durante o combate, vendo o exército ser massacrado pelos samurais, O Coronel bagley foge da frente de batalha, pois na verdade não tinha o dever de lutar mesmo, Ao contário de seu comandante, Algreen fica e luta bravamente até ser rendido pelo líder dos Samurais que fica impressionado com a bravura de seu adversário, poupando-lhe assim a vida mas levendo-o como prisioneiro. Durante sua estadia com os Samurais, Algreen acaba aos poucos se apaixonando pela cultura e valores dos guerreiros e enfim passa a apoiá-los contra as forças Imperiais e a ocidentalização desenfreada do país.





O HOMEM QUE QUERIA SER REI : Danny Dravot (Sean Connery) e Peachy Carnehan (Michael Caine) são dois malandros aventureiros na Índia dos anos 1880, que ganham a vida precariamente traficando armas, contrabandeando e outras atividades suspeitas. Eles saem procurando ser reis e fazem fortuna no lendário reino do Kafiristão. Após uma terrível viagem pelo Himalaia, eles chegam exatamente no momento de usar sua habilidade de luta para salvar a comunidade dos invasores. Após a batalha Danny é aclamado como rei, mas em vez de ir embora com o tesouro real, ele decide ficar e governar... e então tudo começa a dar errado. Um filme espetacular, na tradição das grandes aventuras.




Entre dois amores: O livro e o filme relatam a história real da baronesa dinamarquesa Karen von Blixen-Finecke, uma mulher independente e forte que dirige uma plantação de café no Quênia, por volta de 1914. Para sua total surpresa, ela se descobre apaixonada pela África e pela sua gente. Casada por conveniência com o Barão Bror von Blixen-Finecke, apaixona-se pelo misterioso caçador Denys Finch Hatton.




O Elo perdido: Na promissora Edinburgo de 1879, o jovem médico escocês Jamie Dodd  se aventura pela inexplorada África Equatorial na companhia da aventureira Elena Van Den End  para capturar pigmeus. 
De volta à cidade na companhia de Toko (Lomama Boseki) e Likola (Cécile Bayiha), o médico desentende-se com seus dois colegas de pesquisa, determinados a provar o elo perdido da espécie humana, quando defende que o casal de pigmeus demonstra inteligência e sentimentos humanos. Vítima da segregação dos amigos, do escárnio da comunidade científica e da crueldade humana, Jamie vê seus amigos pigmeus serem expostos no zoológico local e submetidos, como ele próprio, à mais injusta humilhação. A solidariedade que vai reuni-los será de laços muito fortes, os laços da própria humanidade. Uma aventura antropológica do cineasta francês Régis Wargnier em busca do O Elo Perdido dos valores mais nobres do ser humano. 



Sangue sobre a Índia: No noroeste da Índia logo após a virada do século 20, os rebeldes muçulmanos procuram matar uma criança de seis anos, o príncipe hindu para acabar com sua linhagem familiar.O capitão Scott do Exército Britânico é condenado a receber o príncipe da região de forma segura.Segue a aventura como Scott foge a criança longe, através do território muçulmano, declarou, de comboio.Também estão a bordo governanta americano do rapaz, um comerciante de armas, um repórter cínico, dois britânicos e classe alta




A Passagem para a Índia: No final da década de 1920, Adela Quested, uma rica inglesa liberal, parte para a Índia, então sob domínio britânico, em companhia de sua futura sogra, a fim de encontrar Ronny Heaslop, seu noivo, e decidir-se sobre se casar e morar naquele país. O clima, as diferenças culturais e religiosas, a postura colonialista adotada por Ronny e a atitude dos britânicos com o povo indiano chocam as duas inglesas recém-chegadas. No afã de conhecer a "Verdadeira Índia", ambas fazem amizade com o Dr. Aziz, um afável médico indiano. Durante uma excursão, em que o Dr. Aziz as leva para conhecer as Cavernas de Marabar, algo estranho então acontece e Adela acusa Aziz de tentar violentá-la.





Gandhi: África do Sul, início do século XX. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.



A sombra e a Escuridão: No final do século XIX, um engenheiro (Val Kilmer) vai para a África construir uma ponte, mas acaba se deparando com dois leões assassinos que aterrorizam os operários, pois várias vítimas são feitas e mesmo com a chegada de um experiente caçador (Michael Douglas), as mortes continuam. Acesse: http://migre.me/rw0rL 






Anna e o ReiEm 1860, a professora inglesa Anna Leonowens (Jodie Foster), viúva, viaja até o Sião para ser tutora dos 58 filhos do Rei Mongkut (Chow Yun-Fat). Aos poucos, ela se envolve nos casos do Rei, como o plano de uma concubina e uma guerra orquestrada pela Inglaterra. Divergências, choque de culturas e até o início de um romance marcam o relacionamento entre Anna e Mongkut.






Avatar: Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena. Acesse: http://migre.me/rw0ET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails