“Após
a Proclamação da República, um processo de transformação de Tiradentes em herói
nacional intensificou-se. O dia de seu enforcamento, 21 de abril, ocorrido em
1792, foi transformado em feriado nacional pelo regime republicano em 1890. Aos
poucos as imagens de Tiradentes foram se assemelhando cada vez mais com a
figura de Jesus Cristo. Até hoje, tanto políticos de direita, quanto de
esquerda, reivindicam Tiradentes como herói. Como se deu a criação desse mito?
A
luta em torno do mito de origem da República mostrou a dificuldade de construí um
herói para o novo regime. Heróis são símbolos poderosos, encarnações de ideias
e aspirações, pontos de referência, fulcros de identificação coletiva. São, por
isso, instrumentos eficazes para atingir a cabeça e o coração dos cidadãos a
serviço da legitimação de regimes políticos. Não há regime que não promova o
culto a seus heróis e não possua seu panteão cívico. Em alguns, os heróis
surgiram quase espontaneamente das lutas que precederam a nova ordem das
coisas. Em outros, de menor profundidade popular, foi necessário maior esforço
na escolha e na promoção da figura do herói. É exatamente nesses últimos casos
que o herói é mais importante.
No
caso brasileiro, foi grande o esforço de transformação dos principais
participantes do golpe de 15 de novembro de 1889 em heróis da República, as
virtudes de cada um foram cantadas em prosa e verso, em livros e jornais, em
manifestações cívicas, em monumentos, em quadros, em leis da República. Seus nomes
foram dados a instituições, a ruas e praças das cidades, a navios de guerra.
Deodoro
era o candidato mais óbvio ao papel de herói republicano. Mas contra ele
militavam fatores poderosos. A começar por seu incerto republicanismo,
manifesto no próprio dia 15, seu jeito de general da monarquia, sua figura
física, que lembrava a do outro ilustre velho, o imperador. Era ainda militar
demais para que pudesse ter penetração mais ampla. Nas lutas que envolveram o início
da República, uma figura tão identificada com o Exército dividia tanto quanto
unia.
Outro
candidato era Benjamin Constant. Seu republicanismo era inatacável. Mas o
problema com ele é que não tinha figura de herói. Não era líder militar nem
líder popular. Candidato mais sério que Benjamin era Floriano Peixoto. Porém,
considerado radical demais, Floriano poderia ser o herói de um ripo de
república, a jacobina, mas não da República que aos poucos foi se construindo.
A
busca de um herói para a República acabou tendo êxito onde não o imaginavam
muitos dos participantes da proclamação. Diante das dificuldades em promover os
protagonistas do dia 15, quem as poucos se revelou capaz de atender às
exigências da mitificação foi Tiradentes. Mas quais foram as razões da adoção
de Tiradentes e que conteúdo teria sua figura de herói?
Embora
fosse viva na memória popular, a Inconfidência Mineira era tema delicado para a
elite culta do Segundo Reinado. Afinal, o proclamador da Independência era neto
de D. Maria I, contra quem se tinham rebelado os inconfidentes. O bisneto da
tainha louca governava o país. O Brasil era um monarquia governada pela casa de
Bragança, ao passo que os inconfidentes tinham pregado uma república americana.
Não era fácil exaltar os inconfidentes, e Tiradentes em particular, sem de
alguma maneira condenar seus algozes e os sistema político vigente. A luta entre
a memória de D. Pedro I, promovida pelo governo, e a de Tiradentes, símbolo dos
republicanos, tornou-se aos poucos emblemática da batalha entre Monarquia e a
República. Havia poderosa simbologia na luta entre Pedro I e Tiradentes. Sua expressão
mais forte talvez esteja em artigo do abolicionista e republicano Luís Gama,
publicado no primeiro número do jornal comemorativo do 21 de abril editado pelo
Clube Tiradentes (1882). O título do artigo “À forca o Cristo da multidão”. Nele,
Gama faz um paralelo entre Tiradentes e Cristo. A forca é equiparada à cruz, o
Rio de Janeiro a Jerusalém, o Calvário ao Rocio. Porém, não existia nenhum
retrato de Tiradentes feito por quem o
tivesse conhecido pessoalmente.
Em
termos populares, Tiradentes também tinha competidores históricos ao título de
herói da República, além dos rivais do dia 15 de novembro. Para mencionar os
mais óbvios, havia no sul os líderes da Farroupilha, como Bento Gonçalves. No Norte, a figura respeitável de Frei
Caneca. Não consta que se tenha tentado transformar Bento Gonçalves em herói
republicano nacional. Afinal de contas, havia a suspeita de que a revolta
farroupilha queria separar o Rio Grande
do Sul do Brasil. Faltava, portanto, aos heróis gaúchos a característica
nacional, indispensável à imagem de um herói republicano. Frei Caneca, um dos
líderes da Confederação do Equador, ocorrido no Primeiro Império, era um
candidato mais sério. Herói de duas revoltas, uma pela independência, a outra
contra o absolutismo de D. Pedro I, morrera como mártir, fuzilado, pois nenhum carrasco
se dispusera a enforca-lo.
Um
dos fatores que pode ter levado à vitória de Tiradentes é, sem dúvida, o
geográfico. Tiradentes era o herói de uma área que, a partir da metade do
século XIX, já podia ser considerada a centro político do país – Minas Gerais,
Rio de Janeiro e São Paulo, as três capitanias que ele buscou, num primeiro
momento, tornar independentes. Porém não era uma ideia separatista, mas a de um
cálculo tático. Libertadas as três, as outras seguiriam com maior facilidade. Já
o Nordeste de frei Caneca era uma região em decadência política e econômica. Além
disso, a Confederação do Equador apresentara um caráter separatista que a
maculavam como movimento nacional.
No
entanto, há ainda outro elemento importante na preferência por Tiradentes. Frei
Caneca e seus companheiros tinham-se envolvido em duas lutas que realmente
aconteceram, em que houvera sangue e morte. Morreu como herói desafiador, quase
arrogante, num ritual seco de fuzilamento. Foi um mártir rebelde, acusador,
agressivo. Não morreu como vítima, como portador das dores de um povo. Morreu como
líder cívico e não como um mártir religioso, embora, ironicamente, se tratasse
de um frade.
Talvez
esteja aí um dos principais segredos do êxito de Tiradentes. O fato de não ter
a Inconfidência Mineira passado à ação concreta poupou-lhe ter derramado
sangue, ter exercido violência contra as outras pessoas, ter criado inimigos. A
violência revolucionária permaneceu potencial. Tiradentes era o mártir ideal, o
condenado. A violência real pertenceu aos carrascos. Foi vítima não só do
governo português, mas até mesmo de seus amigos. Vítima da traição de Joaquim
Silvério, seu amigo pessoal.
Na
figura de Tiradentes todos podiam identificar-se, ele operava a unidade mística
dos cidadãos, o sentimento de participação, de união em torno de um ideal,
fosse ele a liberdade, a independência ou a república. Era o totem cívico. Não antagonizava
ninguém, não dividia as pessoas e as classes sociais, não dividia o país, não
separava o presente do passado nem do futuro. Pelo contrário, ligava a
república à independência e a projetava para o ideal de crescente liberdade
futura. A liberdade ainda que tardia. “
(Adaptado de Carvalho, José Murilo de.
A formação das almas: o imaginário da
República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, pp. 55-73)
Fonte: Ferreira, João Paulo Hidalgo,
Luiz Estevam de Oliveira Fernandes. Nova história
integrada: ensino médio volume único – Campinas, SP: Companhia da Escola,
2005.
Excelente publicação!!!
ResponderExcluirGostei dimais desse trem, uai!
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