" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

segunda-feira, 28 de maio de 2018

"Uma viagem no tempo através da fotografia "

“O carangolense é por natureza, um nostálgico dos fatos ocorridos em sua terra natal.” Rogério Carelli , in Efemérides Carangolenses

Os alunos do sexto ano da E. E. dr. Jonas de Faria Castro, localizada em Carangola no estado de Minas Gerais,  foram incentivados a participarem de um projeto escolar para unir fotografia, oralidade e história local. Inspirado em diversos trabalhos de fotógrafos estrangeiros que circulam pela internet, como: Zoltan KerenyiSergey LarenkovTaylor JonesNick Sullivan, que sobrepuseram fotos antigas aos seus locais contemporâneos, promovendo assim uma interessante viagem ao passado
Ao preparar as aulas do sexto ano para a introdução aos estudos da História surge a ideia de usar a técnica de sobrepor fotografias  para recontar um pouco da história de nossa cidade de Carangola, e, também observar algumas mudanças e permanências pela qual nossas construções teriam passado. 
Os alunos foram instruídos a  unirem as fotografias antigas aos seus locais de origem e se possível entrevistar alguma pessoa que conheça a história do local registrado na foto. Alguns resultados  talvez não tenham se aproximado do trabalho realizado pelos profissionais citados, mas com certeza tiveram um aproveitamento educacional de grande importância para a compreensão do estudo de História e de suas fontes.

“Se o interesse pela memória é algo negligenciado neste país e o brasileiro é classificado como um povo sem memória, nós carangolenses nos incluímos numa honrosa exceção.”  Rogério Carelli,  in Efemérides Carangolenses





















A História é o estudo das ações humanas no passado e no presente. Conhecer o passado nos permite compreender melhor a realidade em que vivemos, descobrir os limites, as potencialidades e as consequências dos atos humanos.
O conhecimento das ações humanas no decorrer do tempo se dá por meio da seleção, da análise e da interpretação de objetos e vestígios deixados pelas diferentes sociedades. Todos os vestígios que nos informam algo sobre as ações humanas ao longo do tempo tornam-se documentos e fontes de investigação para os estudos históricos: documentos oficiais, livros, depoimentos orais, fotografias, desenhos, filmes, objetos, roupas e inúmeras outras evidências da vida de um povo e de uma época.
Dentre as variadas fontes históricas, talvez, a mais popular seja a fotografia, considerada uma forma de expressão; de arte; de registro e de comunicação social. Através da perspectiva de seu autor a fotografia pode registrar momentos, lugares e pessoas que antes estariam apenas em sua memória de expectador.
Outra modalidade de fonte histórica utilizada pelo historiador é a História Oral. A história oral é o trabalho de pesquisa que faz uso de fontes orais, coletadas por meio de entrevista oral gravada, em diferentes modalidades. Voltada para o passado, a história oral se engaja na produção de memória a partir dos vestígios que podem ser encontrados no presente.
O referido projeto consiste em possibilitar ao aluno, dentre outras coisas, a competência de compreender como o espaço e tempo são elementos essenciais para o trabalho do historiador, assim como as transformações urbanas são as formas mais visíveis de se perceber como o tempo e ação humana transforma o ambiente, assim como o ambiente transforma o homem. 

Um comentário:

Veja também:

Related Posts with Thumbnails