" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

domingo, 2 de janeiro de 2011

Museu Municipal de Carangola na internet

 Museu Municipal de Carangola

O Museu Municipal de Carangola, dedica-se à valoração e difusão da nossa cultura (patrimônio material e imaterial). Apresenta uma forma expositiva setorizada expressando por diversos âmbitos as característicasais que compõem a cidade e região, trabalhando com meios interativos para a apresentação de seus conteúdos. Faz parte do seu acervo várias peças que reunem além de história, o trabalho de vários artistas e grandes personalidades que foram e são memória cidade e região. Abarca no seu interior peças que refletem não só aspecto mineiro, mas o aspecto também nacional, pois, juntos somos um povo. Nossa sede integra núcleos museológicos já existentes, antiguidades e biodiversidade além de fragmentos dos Sítios Arqueológicos tombados pelo IEPHA e Registrados no IPHAN. Mantém uma programação anual de exposições e promove outras importantes e tradicionais periódicas e itinerantes no munícipio, além de ainda uma intensa programação de atividades culturais e educativas, realizando cursos, oficinas e visitas monitoradas. Hierarquicamente, a instituição depende da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Carangola - MG.

5 comentários:

  1. Quando Fui à Carangola pela primeira vez, em maio de 2012, foi na semana anterior à Semana dos Museus e o mesmo estava fechado para visitações, preparando-se para o evento.
    Como historiador "rato de museu" que sou, fiquei frustrado, mas tenho um bom motivo para visitar novamente esta bela e agradável cidade.
    Pretendo fazer o Caminho da Luz em abril de 2013 e passarei novamente por estas bandas.
    Parabéns ao povo de Carangola pela bela cidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sylvio, espero que você volte a Carangola, acredito que você irá gostar do museu, é um museu simples do interior e que expõe, claro, as coisas de sua gente, mas com peças bem cuidadas, organizadas e algumas curiosidades que encantarão um rato de museus como você diz ser. Carangola te receberá de braços abertos.

    ResponderExcluir
  3. Estive no Arquivo Público e Museu de Carangola algumas vezes. Nas primeiras, completei pesquisas para um trabalho que publiquei em 2010 - Burgo da Mata - e recentemente estive lá pesquisando para outro trabalho que pretendo publicar em julho 2015. O acervo é rico e muito importante para a história do leste da Zona da Mata mineira mas temo por sua manutenção pois as instalações físicas estão precárias. Ressalto a atenção e receptividade dos funcionários: eles têm a maior gentileza e interesse. Heloisa Azevedo da Costa

    ResponderExcluir
  4. O museu de Carangola foi organizado pelo empenho e dedicação de pessoas que sempre tiveram muita atenção e interesse pela História de Carangola e região, mas o poder público poucas vezes deu a devida atenção ao rico acervo contido naquele local.

    ResponderExcluir
  5. Heloisa Costa, terei prazer em ajudar na divulgação de seu próximo trabalho, o blog História Pensante está a disposição.

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts with Thumbnails