" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Missões artísticas e científicas no Brasil do século XIX.

Desenho de uma "Família de índios Botocudo".
Autor: príncipe Maximilian von Wied-Neuwied.
Muito do que se conhece hoje sobre o passado de nosso país deve-se ao trabalho dos artistas e cientistas que percorreram o Brasil registrando os costumes da população e desenhando animais, plantas e cenas do cotidiano nas chamadas expedições (ou missões) artísticas e científicas. 
Uma das primeiras missões foi liderada pelo príncipe alemão Maximiliano von Wied, entre 1815 e 1817. além de importante legado botânico e linguistico, essa expedição nos deixou um grande acervo etnográfico, tendo registrado diversos aspectos dos índios Puri, Botocudo e Pataxó.
Obra de Nicolas-Antoine Taunay
Já a vida dos escravos e o cotidiano foram retratados pelo artista francês Jean-Baptiste Debret, que chegou ao Rio de Janeiro em 186 integrando a Missão Artística Francesa. Juntamente com ele, vieram na Missão Francesa diversos outros artistas, como o pintor Nicolas-Antoine Taunay.
Obra de Debret
Outra missão importante foi a austríaca, que chegou em 1817, acompanhando a arquiduquesa da Áustria, Maria Leopoldina Habsburgo, casada por procuração com o príncipe dom Pedro (futuro dom Pedro I), filho de don João e dona Carlota Joaquina.
Entre os integrantes da expedição estavam o zoólogo Johann von Spix e o botânico Karl von Martius. Durante três anos eles percorreram mais de 20 mil quilômetros, registrando inúmeras informações sobre a fauna e a flora do Brasil.
A expedição de Langsdorff, por sua vez, foi organizada pelo cônsul da Rússia no Brasil, o barão Georg von Langsdorff. Ela saiu do Rio de Janeiro em 1824 com 34 pessoas e retornou três anos e meio depois. O trabalho desse grupo é considerado um dos tesouros científicos do Brasil. Entre seus artistas destacan-se Adrien Taunay (filho de Niolas-Antonie Taunay) e Hercule Florence. Também fez parte da expedição o pintor Johan Moritz Rugendas, que em 1827 publicou o livro Viagem pitoresca através do Brasil, com ilustrações que mostram a opressão sofrida pelos escravos.

Johann-Moritz Rugendas. Viagem pitoresca através do Brasil. 

Fonte: Ana Maria de Moraes Beluzzo. O Brasil dos viajantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails