" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Museu Nacional de Belas Artes reabre após três anos


Após restaurações, galeria conta com 230 obras, cem a mais do que antes do fechamento.


Obras de arte que há mais de um século ajudam a contar a história do Brasil estão expostas no Rio de Janeiro. A maioria das peças foi restaurada e algumas estão sendo vistas pela primeira vez.
Os amplos salões da galeria de arte mais antiga do país ficaram fechados nos últimos três anos. Enquanto o prédio centenário passava por reformas, a maior coleção de arte brasileira do século XIX recebeu os cuidados de uma equipe de restauradores.
Na reabertura do espaço, 230 obras, entre pinturas e esculturas, estão expostas no Museu Nacional de Belas Artes, cem a mais do que antes do fechamento, incluindo tesouros que não eram mostrados há mais de meio século, como o quadro “Remorso de Judas”, premiado em um concurso de 1880, em Paris.
O retrato do primeiro padroeiro do Brasil, São Pedro de Alcântara, é inédito. Estava preso a uma placa de madeira, cheia de cupins. Só agora, restaurado, pode ser visto. “A gente conseguiu salvar a obra e isso é muito gratificante”, conta o restaurador Eli Amaral Muniz.
Na galeria, encontram-se obras que estão nas páginas dos livros didáticos. São clássicos da arte brasileira, como “Batalha do Avaí”, de Pedro Américo, uma pintura monumental, que ocupa uma área de quase 70m².
A coleção tem várias obras que viraram símbolos de fatos históricos. De Victor Meirelles, “A Batalha de Guararapes” e “Primeira Missa”. De Debret, “Chegada de Dona Leopodina ao Brasil” e “Coroação de Dom Pedro I”.
Elas estão ao lado das senhoras e meninas do império, das paisagens perdidas nas hoje grandes cidades do país e também da índia Iracema e do último tamoio.
“Através da obras de arte, nós percebemos os fatos políticos, econômicos e históricos do nosso país. É uma grande alegria estarmos devolvendo estas obras tão bem cuidadas para as futuras gerações”, diz Mônica Xexéo, diretora do Museu Nacional de Belas Artes.
Fonte: www.globo.com/jn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails