" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

domingo, 26 de junho de 2011

Os casamentos de Henrique VIII.




O rei Henrique VIII é conhecido por ter se casado seis vezes, inclusive, o estopim do rompimento da Inglaterra com a Igreja Católica, que deu início a uma reforma religiosa neste país, criando assim a Igreja Anglicana, teira sido a recusa do papa Clemente VII em anular o casamento do rei com Catarina de Aragão. Henrique VII alegava que seu casamento não era legítimo, já que Catarina era viúva do irmão do rei quando se casou com ele. Na realidade, Henrique VII queria contrair novo matrimônio, pois sua esposa não lhe dera um herdeiro varão (do sexo masculino) para sucedê-lo no trono. Além disso havia também a insatisfação do rei e de diferentes setores da sociedade em relação às práticas abusivas e aos privilégios do clero católico, além da interferência não mais desejada do papa nas questões políticas inglesas. 
Veja os destinos curiosos das esposas de Henrique VIII: 
Catarina de Aragão: filha dos reis Fernando e Isabel da Espanha. Casou-se com Henrique VIII em 1509. Desse casamento, a única criança que sobreviveu foi Mary Stuart (mais tarde coroada rainha). Quando Catarina não tinha mais idade para ter filhos, o rei tentou anular o casamento e depois a convencer a tornar-se freira; como ela recusou, foi banida da Corte e separada da filha. Diz-se que ela morreu de tristeza, quatro anos depois.
Ana Bolena: casou-se com Henrique VIII em 1533 e logo em seguida deu à luz Elizabeth (mais tarde coroada Elizabeth I). Como não gerou filhos do sexo masculino, o rei acusou-a de traição e forjou evidências contra ela. Foi decapitada em 1536. 
Jane Seymour: casou-se com Henrique VIII onze dias após a execução de Ana Bolena. Em 1537, deu ao rei o tão sonhado herdeiro masculino, mais tarde coroado Eduardo VI. Jane morreu doze dias após o nascimento do menino.
Ana de Cleves: casou-se com Henrique VIII quando ele ainda estava de luto pela esposa anterior. Esse casamento selou uma aliança com a Alemanha. No entanto, Henrique VIII não achava Ana de Cleves atraente, então seu casamento durou apenas seis meses. Ambos concordaram com o divórcio e Ana permaneceu na corte até sua morte.
Catarina Howard: casou-se com Henrique VIII em 1540, ela com 19 anos e ele com quase 50 anos. Foi acusada, corretamente, de ter muitos amantes. Foi decapitada com eles em 1542. 
Catrina Parr: Henrique VIII casou-se com Catarina Parr em 1543 para ter alguém que cuidasse dele na velhice. Ela se tornou sua companheira e enfermeira. Também trouxe os três filhos do rei de volta à Corte. Após a morte de Henrique VIII, em 1547, Catarina casou-se com o irmão de Jane Seymour, Thomas Seymor, uma antiga paixão, vindo a falecer em 1548. 

Um comentário:

Veja também:

Related Posts with Thumbnails