" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Rock & cinema no CCBB

Em tempos de Rock'n'Rio, quem quiser se aprofundar mais no rock brazuca - e, de quebra, curtir um cinema - pode ir ao CCBB no Rio de Janeiro conferir a mostra "O cinema rock’n’roll – filmes brasileiros da jovem guarda aos dias de hoje", que fica em cartaz até 6 de outubro. Serão 19 longas-metragens exibidos em sessões regulares e também quatro curtas e videoclipes em sessões especiais, durante o horário de almoço.
Os filmes retratam a revolução cultural no país do rock em versão nacional e a febre dos ídolos na época da Jovem Guarda. A mostra revela também que, na época, a presença dos ídolos lotou as salas de cinema ajudou a formar um novo público frequentador.

Raridades
Há, por exemplo, algumas preciosidades, como “Minha Sogra é da Polícia, que traz o trio formado por Roberto Carlos – na época com apenas 17 anos –, Erasmo Carlos e Carlos Imperial que aparecem como banda de apoio para o astro Cauby Peixoto durante uma apresentação de Let’s rock.
Outra raridade é "Geração Bendita", lançado em 1971. O longa foi rodado em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, em uma comunidade hippie que de fato existiu e foi proclamado como o “primeiro filme hippie brasileiro”. Recuperado em 2002, o filme teve trilha sonora da banda Spectrum – cujo disco em vinil é um dos mais cultuados e caros no mundo inteiro. 

Evolução do rock
A mostra vai traçar a evolução do rock de forma cronológica a partir de sua inclusão nas chanchadas – quando Carlos Manga, em 1957, dirige “De Vento em Popa” – até os filmes pós-retomada dos anos de 1990, como “Baile Perfumado”,de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, sem esquecer a tendência saudosista com a qual o rock é tratado no início do século XXI em “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’roll”.
Para mostrar essa trajetória, serão exibidos ainda filmes como “Juventude e Ternura”, estrelado por Wanderléa,“Meteorango Kid”, de André Luiz Oliveira e “Abismu” de Rogério Sganzerla, lançados nas décadas de 1960 e 1970. Os longas-metragens que marcaram a geração dos anos de 1980 também fazem parte da programação, com apresentações do Barão Vermelho, em “Bete Balanço”, e dos Titãs em “Areias Escaldantes”.
Mais informações no telefone (21) 3808-2020 ou no site do Centro Cultural Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails