" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mensagem conjunta para o Dia Mundial do Professor (5 de outubro)


Por Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO; Anthony Lake, diretor executivo do UNICEF; Helen Clark, administradora do PNUD; Guy Ryder, diretor-geral da OIT; e Fred van Leeuwen, secretário-geral do Education International.

Mensagem dos dirigentes da UNESCO, do PNUD, do UNICEF, da OIT e do Education International por ocasião do Dia Mundial do Professor, 5 de outubro de 2012
Neste Dia Mundial do Professor, posicionamo-nos em favor dos professores. Professores são a base de boas escolas e boas escolas são os pilares de comunidades sadias e democráticas.
Professores são a chave para alcançar os objetivos de Educação para Todos.
Estima-se que 1,7 milhão de novas vagas para professores são necessárias para alcançar os objetivos de Educação Primária Universal até 2015. Enquanto recrutamos novos professores, devemos continuar a melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado. Exortamos os governos a dar acesso aos professores a oportunidades de capacitação e desenvolvimento professional baseados em qualificações adequadas. Atrair professores comprometidos e diversificados requer ambientes que valorizem a autonomia professional e a igualdade.
Os professores devem receber apoio ao cumprir com suas responsabilidades quanto aos alunos e suas vozes devem ser ouvidas por líderes de escolas, sistemas educacionais e autoridades públicas. Os salários devem ser determinados de maneira justa e objetiva, além de ser condizentes com a importância da profissão, além das qualificações e responsabilidades individuais dos professores.
Os professores, por sua vez, devem ser responsáveis para com os estudantes e a comunidade. O ofício do ensino deve incluir o planejamento e a implementação de códigos de conduta de professores baseados nos mais altos padrões de ética professional, além de ser orientado pelo objetivo de ensinar todos os estudantes de maneira efetiva e igualitária. 
Este Dia Mundial do Professor é uma oportunidade de honrar os homens e mulheres que nos inspiram, desafiam e educam. Neste dia, pedimos pela criação de ambientes motivadores de ensino, capacitação adequada de professores e garantias para os direitos dos professores. Devemos quebrar o ciclo de condições profissionais decadentes para professores de maneira a melhorar a qualidade do aprendizado para todos. O mundo espera muito dos professores e eles, em troca, esperam muito de nós. Este Dia Mundial dos Professores é uma oportunidade de posicionar-se em favor de todos os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails