" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

quinta-feira, 19 de junho de 2014

As três bandeiras

"No final do século XIX, um grupo de exploradores ingleses viajou para o Brasil, a bordo do navio Alerte, para procurar um tesouro que piratas teriam enterrado na Ilha de Trindade, na Bahia. Além de não acharem tesouro nenhum, segundo o relato de um tripulante chamado E. F. Knight, os ingleses voltaram à sua pátria sem entender direito os costumes deste nosso exótico país.
 

Quando chegou a Salvador, em 1889, a tripulação pôde ver muitas bandeiras do Império tremulando sobre os prédios públicos e os navios ancorados no cais. Meses depois, já em 1890, retornaram da Ilha de Trindade e repararam que as bandeiras eram diferentes. É que as autoridades haviam substituído a bandeira imperial pela flâmula da Bahia. Curioso, Knight perguntou a um remador o que acontecera. Este respondeu com um ar de indiferença: "Ah, a República".
Do alto de suas tradições monárquicas, o inglês ficou indignado com a indolência dos brasileiros, que na sua opinião deveriam ter reagido ao golpe que depôs d. Pedro II. Ele viajou então de novo para a ilha atrás do tesouro. ao retornar, dias depois, percebeu que o pavilhão mudara novamente. Desta vez trazia o globo azul ao centro, com dístico "Ordem e progresso. Achou que houvera outra revolução. Mas não. Era apenas mais uma bandeira. "

Gilberto Freire - Ordem e progresso

Fonte: Revista nossa História 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails