" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sábado, 9 de junho de 2018

A escravidão retratada no cinema



Pequena relação de filmes e séries que retratam alguns aspectos da escravidão de africanos em território americano.



Filme: "O nascimento de uma nação" - 2016 - 115 min.: Filme conta a história de Nat Turner, um escravo alfabetizado e pregador, cujo proprietário Samuel Turner aceita uma oferta para usar sua forma de pregar para subjugar os escravos rebeldes. Após testemunhar inúmeras atrocidades - contra si e outros escravos - ele organiza uma revolta na esperança de conduzir seu povo para a liberdade.







Filme: "12 anos de escravidão" - 2013 - 133 min.: 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.







Filme: "Um estado de liberdade" - 2016 - 139 min.: Durante a Guerra Civil Americana, o fazendeiro Newton Knight (Matthew McConaughey) forma um grupo de rebeldes contra a Confederação. Ele é contrário à escravidão, mas também à secessão. Assim, reunindo pobres fazendeiros, o pequeno condado de Jones rompe com o grupo majoritário e forma um pequeno estado livre. Ao longo dos anos, Knight combate a influência racista do Ku Klux Klan e forma a primeira comunidade interracial do sul, casando-se com a ex-escrava Rachel (Gugu Mbatha-Raw).


Filme: "Amistad" - 1997 - 148 min.: Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

Filme: "Django Livre" - 2013 - 164 min.: Ambientado no Sul dos Estados Unidos, Antes da Guerra Civil, Django (Jamie Foxx) é um escravo conhecido pelo histórico brutal com os seus ex-senhores. Isso o coloca diante do caçador de recompensas alemão, dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está nos EUA a procura dos sanguinários irmãos Brittle, e Django é o único que pode levá-lo à sua recompensa. O heterodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo assim que capturar os Brittle – mortos ou vivos. Mesmo com o objetivo alcançado, e a promessa cumprida, os dois permanecem juntos, caçando os criminosos mais perigosos dos EUA. Enquanto isso Django está a procura de sua esposa, levada pelo tráfico de escravos.

Filme: "Quanto vale ou é por quilo"? - 2005 - 110 min.: Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver




Filme: "Vazante" - 2017 - 100 min.: Início do século XIX. Em uma fazenda imponente e decadente, situada na região dos diamantes em Minas Gerais, brancos, negros nativos e recém-chegados da África sofrem com os conflitos e a incomunicabilidade gerada pela solidão e pelas tensões raciais e de gênero em um país que passa por um forte período de mudança.








Filme: "Cafundó" - 2005 - 102 min.: João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.








Filme: "Lincoln" - 2012 - 149 min.: Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.







Série: "Raízes" - 2016 - 8 capítulos: A trama acompanha a linhagem de uma família escravizada, começando pelo retrato do corajoso Kunta Kinte (LeVar Burton), um guerreiro que nunca abandona a sua fé. A história segue por gerações, mostrando a visão de seus descendentes em momentos importantes da história americana, como a Guerra Civil, até ao fim da escravidão.





Filme: "A ilha dos escravos" - 2008 - Inspirado no romance "O Escravo", escrito em 1856 por José Evaristo de Almeida, um português desterrado em Cabo Verde.
A ação desenrola-se no século XIX, durante uma revolta dos apoiantes de D. Miguel, exilados em Cabo Verde, e centra-se num triângulo amoroso que envolve a filha de um poderoso dono de terras, um escravo e um oficial miguelista.





Filme: "Quilombo" - 1984 - 210 min.: Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.




Filme: 'Xica da Silva" - 1976 - 137 min.: Segunda metade do século XVIII. Xica da Silva (Zezé Motta) era uma escrava que, após seduzir o milionário João Fernandes (Walmor Chagas), se tornou uma dama na sociedade de Diamantina. Ela passou a promover luxuosas festas e banquetes, algumas contando com a exibição de grupos de teatro europeus. Sua ostentação fez com que sua fama chegasse até a corte portuguesa.








Filme: "Tempos de Glória" - 1989 - 122 min.: Baseado numa história real, o filme conta a história de um regimento de soldados negros na Guerra Civil americana. Liderados por um oficial branco, os soldados lutam contra os Confederados e contra o preconceito de seus superiores e precisam provar seu valor no campo de batalha.






Homem nenhum é suficientemente bom para ser o senhor de outro.”
George Bernard Shaw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails