" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hitler era ridicularizado por outros soldados na 1ª Guerra, diz historiador

Pesquisa de Universidade de Aberdeen aponta que Adolf Hitler tinha papel secundário no campo de batalha e refuta imagem de suposto herói alemão no confronto

Novos estudos sobre a participação de Adolf Hitler na Primeira Guerra Mundial mostram que o então soldado tinha importância secundária no campo de batalha e era ridicularizado por companheiros de batalhão.
Segundo pesquisa de Thomas Weber, doutor em História Europeia e professor da Universidade de Aberdeen, na Escócia, "o mito de Hitler como um corajoso soldado e a camaradagem das trincheiras na 1ª Guerra foi usado pelo partido nazista para aumentar seu apelo popular". O professor afirma, no entanto, que Hitler atuou longe dos campos de batalha e era visto por seus pares como um solitário".

Segundo reportagem do Daily Mail, a pesquisa de Thomas Weber se concentrou em cartas não publicadas de outros soldados do regimento de Hitler durante a Primeira Guerra Mundial. Essas cartas colocam em dúvida a versão da história que sugere que o nacionalismo e antissemitismo de Hitler foram causados por sua experiência na guerra. As cartas analisadas por Weber também confrontam a informação de que Hitler foi um herói militar durante a 1ª Guerra.  
  Reprodução / ASCRS.org
Seta mostra Hitler com outros soldados do Regimento List durante a 1ª Guerra Mundial
 
 Para o pesquisador, as cartas e diários de guerra apontam que os outros soldados do Regimento List ridicularizavam Hitler e faziam piadas com sua incapacidade de abrir uma lata de comida com sua baioneta. Os soldados se referiam a Hitler como "o pintor" ou "o artista" e as cartas apontam que ele não gostava do entretenimento favorito dos soldados: escrever cartas ou beber cerveja. Ainda segundo relatos analisados por Thomas Weber, Hitler era visto por seus pares como um soldado submisso aos superiores. 

Weber descobriu que os registros da participação de Hitler na 1ª Guerra haviam ficado intacto até agora porque foram arquivados sob um regimento diferente e estavam aruivados no Arquivo de Guerra da Baviera. Sua pequisa será publicada na íntegra no livro "A Primeira Guerra de Hitler", editado pela Oxford University Press.

 Fonte: Revista Galileu

Um comentário:

  1. Muito interessante o post. Sobre Hitler, dois filmes me chamaram atenção: "Hitler, a ascensão do mal" e "A Queda". Fica ai as sugestões. Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts with Thumbnails