" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sábado, 16 de outubro de 2010

Origem do nome de alguns países sul-americanos.


Argentina: Seus descobridores encontraram lá muita prata, que em latim se chama argentum - uma das riquezas do solo, inspirou o nome do país.
Bolívia: Homenageia Simon Bolivar, herói sul-americano responsável pela independência de vários países inclusive a Bolívia.
Brasil: Nome da árvore que era abundante na região. Produto extremamente lucrativo do qual se extraia um corante vermelho-brasa, daí o nome.
Chile: A palavra Clilli, na língua de uma tribo chamada aimarás significa "onde acaba a terra" por sua localização era considerada final do continente. 
Colômbia: Homenageia o italiano Cristovão Colombo descobridor do continente americano em 1492. 
Equador: Alusão à linha imaginária que corta o país, a Linha do Equador, que divide a superfície da terra em dois hemisférios, Norte e Sul. 
Guiana e Guiana Francesa: Palavra indígena guyana que significa "terra de muitas águas"
Paraguai: Os índios que viviam nesta região eram os payaguaes, que viviam às margens do rio que tinha o mesmo nome da tribo.
Peru: Na língua inca quíchua, a palavra peru significa "terra de riquezas e esperanças". Outra versão aponta uma adaptação do nome de um cacique inca, Birú.
Suriname: Derivação da palavra surinen, nome da tribo que habitava originalmente a região.
Uruguai: O nome faz referência a um dos principais rios do continente, o Uruguai, que em tupi significa "rio dos pássaros", ou "rio dos caracóis".
Venezuela: Foi o navegador italiano Américo Vespúcio quem batizou a região de Venezuela - pequena Veneza - por associar a imagem das casas dos índios construídas em palafitas sobre as águas do lago Maracaibo, às casas de Veneza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails