" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Movimento de 1964 foi “reação contra baderna”, afirmam clubes militares

Em nota relativa aos 47 anos do golpe, comandantes dizem que objetivo era evitar regime ditatorial indesejado pela nação

Por Vitor Nuzzi*


São Paulo – Às vésperas do 47º aniversário do golpe militar brasileiro, os presidentes dos clubes militares (Aeronáutica, Exército e Marinha) divulgaram nota na qual reafirmam que o objetivo daquele movimento foi impedir “a tomada do poder e sua entrega a um regime ditatorial” indesejado pela nação. Regime, a saber, “comunista, atrelado a ideologias antagônicas ao modo de ser do brasileiro”.

Os militares contestam a tentativa de se dar outras explicações para a motivação do movimento que, segundo eles, visava a defender a democracia. “Por maiores que sejam alguns esforços para ‘criar’ uma versão diferente da real, os acontecimentos registrados na memória dos cidadãos de bem e transmitidos aos seus sucessores são indeléveis, até porque são mera repetição de acontecimentos similares registrados em outros países”, diz o documento.

Datado de 24 de março, uma semana antes do aniversário do golpe – em 31 de março, segundo os militares, ou 1º de abril – o manifesto é assinado pelos presidentes do Clube Militar, general Renato César Tibau da Costa, do Clube Naval, vice-almirante Ricardo Antônio da Veiga Cabral, e do Clube de Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Carlos de Almeida Batista. Ainda segundo eles, a imprensa “escrita e falada” da época foi implacável no relato dos fatos, “todos inadmissíveis em um país democraticamente organizado”.

A crítica se dirige ao governo e mesmo a líderes militares. “À baderna, espraiada por todo o território nacional, associavam-se autoridades governamentais entre as quais Comandantes Militares que procuravam conduzir seus subordinados à indisciplina e ao desrespeito aos mínimos padrões da hierarquia”.

No texto, não há referências à Comissão da Verdade defendida pelo atual governo, para analisar o período da ditadura brasileira (1964-1985). No final do ano passado, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), condenou o Brasil por crimes cometidos pela ditadura na região do Araguaia, nos anos 70.

*Matéria publicada originalmente na Rede Brasil Atual

[Fonte: Carta Capital]



2 comentários:

  1. Como é bom passar por aqui e ficar por dentro de tanta riqueza histórica. É o História Pensante a serviço de todos nós. Aproveito para pedir que linkem o meu blog, pois eu farei o mesmo com o de vocês com o maior prazer.
    Meus parabéns e um grande abraço! :-)

    ResponderExcluir
  2. Eu já ia me esquecendo... o meu blog é o Saiba História. Aí vai o link: http://saibahistoria.blogspot.com/
    Abraços! :-)

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts with Thumbnails