" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

domingo, 10 de abril de 2011

Uma revolução nas comunicações.

Em meados da década de 1830, o norte-americano Samuel Morse reduziu as distâncias do mundo ao inventar o telégrafo. Seu aparelho era capaz de transmitir dados, seja por terra ou por mar, a 25 mil quilômetros por segundo.
O funcionamento do telégrafo era simples: a corrente elétrica de um gerador passava por um eletroimã, fazendo um lápis mover-se sobre uma folha de papel, por sua vez, apoiado num cilindro que, ao avançar, permitia o registro de um traçado irregular, formando uma mensagem em código (o código morse) no qual pontos e traços eram combinados.
A transmissão dos sinais elétricos ocorre por meio de uma pequena alavanca de metal. Por ela, abria-se ou fechava-se o circuito, liberando a corrente para um receptor. Se a chave era baixada por um breve instante, o aparelho transmitia um impulso elétrico que o receptor traduzia sob a forma de um ponto; uma pressão mais demorada resultava num traço. Quando a chave não estava em uso, durante a transmissão, sua parte posterior tocava um contato que estabelecia uma ligação com o aparelho receptor, permitindo assim captar a mensagem enviada do outro lado da linha. 
Alexander Graham Bell
Outra grande revolução na comunicação foi a invenção do telefone. Em 1876, o escocês Alexander Graham Bell, professor da Universidade de Boston, tentava melhorar o tipógrafo, quando descobriu que as ondas sonoras podiam ser convertidas em ondas eletromagnéticas. Com a ajuda de seu assistente Thomas Watson, Bell conseguiu transmitir essas ondas num receptor e convertê-las em sons. Estava criado o telefone. O professor inscreveu-se na Exposição do Centenário da Filadélfia. D. Pedro II, que visitada a exposição, ficou extasiado com o invento, chamando a atenção para sua importância. Bell fundou, então, a Bell Telephone, hoje AT&T, uma das maiores empresas telefônicas do mundo. 

Outras versões: 
Em dezembro de 2002, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu o italiano Antonio Meucci como o verdadeiro inventor do telefone. Nos Estados Unidos, para onde migrou, Meucci descobriu que a voz podia ser transportada por impulsos elétricos. Sem recursos para obter a patente, suas anotações e modelos ficaram guardados até caírem nas mãos de Graham Bell, que patenteou o invento em 1876. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails