" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sábado, 21 de maio de 2011

Origens da bicicleta.



A Bicicleta, veículo tão simples e popular, teve de esperar mais de 100 anos para ter uma tecnologia eficiente. Apesar da origem bastante discutível, ainda no século XVIII apareceu um veículo de duas rodas movido sem a ajuda de animais, denominado celerífero. Era um engenho rudimentar, todo feito de madeira, com duas rodas e direção fixa, movimentado pelo impulso das pernas. Andava somente em linha reta e exigia grande esforço do usuário. 
Na segunda metade do século XIX, o celífero passou por um aprimoramento, feito pelo barão alemão Karl Dreis von Sauerbron, com a adaptação de uma direção, embora seu funcionamento continuasse sendo feito com os pés, sem pedais. A nova bicicleta se chamava "draisiana".
Na década de 1860 foram acrescentados pedais e freios, mas o veículo se tornou eficiente somente no final do século, com a utilização de pneus de borracha. Inicialmente muito cara, acessível apenas aos ricos, a bicicleta tornou-se moda no início do século XX, quando havia mais de meio milhão delas circulando pela inglaterra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails