" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um tour pelos mausoléus comunistas.

O site Atlas Obscura alega fazer compêndios de coisas maravilhosas, curiosas e exóticas. Bem, esse é realmente exótico: um guia dos túmulos de líderes comunistas. Mas se você der uma chance, irá descobrir diversos fatos históricos interessantes e nós selecionamos alguns para você (por lá tem muito mais, só que em inglês):

Lênin – União Soviética 
Editora Globo
O corpo de Lênin embalsamado// Crédito: Reprodução

“O cadáver de Lênin só deixou seu mausoléu na Praça Vermelha em Moscou uma vez. Tirou férias – se assim você quiser – para Tymen, na Sibéria (juntos com seus embalsamadores, que tinham que mantê-lo “fresco”), quando Moscou estava no meio da invasão nazista. Em março de 1945, uma operação soviética chamada “Objeto nº 1” transferiu Lênin da Sibéria de volta para seu mausoléu em Moscou”


Ho Chi Minh – Vietnã 
Editora Globo
O mausoléu de Ho Chi Minh// Crédito: Reprodução

Na verdade, o corpo de Ho está tão bem conservado que gera controvérsias. O consenso geral é que mesmo um corpo perfeitamente embalsamado teria mais marcas de decadência que o corpo do líder vietnamita. Logo após o aniversário de 40 anos de sua morte, o mausoléu foi fechado para “renovação” para que especialistas russos trabalhassem na preservação do corpo. Com isso tudo, as pessoas quem prestavam homenagens diárias a Ho Chi Minh passaram a expressar dúvidas...”


Mao Tsé-Tung - China 
Editora Globo
O corpo de Mao Tsé-Tung embalsamado// Crédito: Reprodução

“Um caixão de cristal era necessário, mas a técnica de construção para uma peça assim era bem guardada pelos soviéticos, inimigos políticos da China. Assim, uma competição para construir o caixão de Mão foi iniciada e cada competidor era forçado a colocar sua testar sua criação por meio de testes de desastres ambientais, incluindo terremotos

“Após sua morte, suas orelhas ficaram em posições engraçadas, seu corpo inchou e os embalsamadores foram forçados a cortar seu terno para que o corpo de Mão não estourasse a roupa.”

Kim Il Sung - Coreia do Norte 
Editora Globo
O mausoléu de Kim Il Sung// Crédito: Reprodução

“Um estrangeiro, que presenciou tudo, relatou que o processo de prestar homenagem a Kim Il Sung em sua data de nascimento foi uma das experiências mais surreais de sua vida. Consiste em uma parada com toda pompa e circunstância que dura metade de um dia e faz um tour completo pelo mausoléu, passando por túneis de vento e rolos de borracha para retirar toda a sujeira dos sapatos, tudo pulsando ao som triste da música Realismo Socialista”
 [ Fonte: Revista Galileu]

Um comentário:

  1. Professor, mais uma vez parabéns pelo blog. Muito bom os posts e sempre atualizados. Saiba que você tem um leitor assíduo!

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts with Thumbnails