" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sábado, 13 de agosto de 2011

O muro de Berlim está de volta. Meio século depois de ser construído e duas décadas após sua destruição, algumas partes do muro que dividia a cidade de Berlim estão sendo reconstruídas para a posteridade, para a alegria dos turistas que buscam ter uma visão de como era a cidade durante a Guerra Fria.
Erguido com o objetivo de separar Berlim Ocidental da comunista Berlim Oriental, o muro teve sua construção iniciada em 13 de agosto de 1961. Quase todos os seus 160 quilômetros foram destruídos durante a euforia que se seguiu à queda de seus primeiros pedaços, em 1989.
Apenas alguns pedaços do muro continuavam intactos quando a Alemanha foi reunificada, em 3 de outubro de 1990. Somente três das 302 torres de controle da Alemanha Oriental ainda permanecem em pé.
David Brauchli-11.nov.89/Reuters
Policiais da Alemanha Oriental observam enquanto manifestante destrói pedaço do muro de Berlim
Policiais da Alemanha Oriental observam enquanto manifestante destrói pedaço do muro de Berlim
"Há uma reclamação generalizada de que a demolição do muro foi extensa demais", declarou o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit. "Isso é compreensível nos dias de hoje e teria sido melhor para os turistas se mais partes tivessem sido preservadas. Mas naquela época todos estavam tão felizes em ver que o muro havia acabado".

Na época, houve uma verdadeira corrida para eliminar todos os traços da barreira de 3,6 metros de altura, feita de concreto e arame farpado. Centenas de pessoas armadas com martelos e marretas levaram pedaços do muro como souvenir e escavadeiras completaram o serviço, transformando o muro em 300 mil toneladas de concreto.
Agora, devido ao número cada vez maior de turistas que visitam Berlim todos os anos procurando por vestígios do muro, a cidade tem se esforçado para reerguer e restaurar partes da construção, enquanto especialistas em monumentos históricos trabalham para preservar os vestígios remanescentes.
"Onde está o muro?"
"No começo, ninguém pensou em preservar pedaços do muro para as futuras gerações", disse Jochen Staadt, cientista político da Universidade Livre de Berlim. "Mas sempre houve interesse por parte dos estrangeiros que vinham e perguntavam 'Onde está o muro?'. Levou cerca de uma década, no fim dos anos 1990, até que as pessoas em Berlim, especialmente aquelas com até 30 anos de idade, começassem a ter interesse em saber como era realmente o muro."
Novos prédios foram construídos no lugar da antiga barreira e às vezes é difícil apontar os locais onde o muro se erguia. Nos últimos anos, um pedaço do muro de cerca de 800 metros, que percorre seis bairros da cidade, foi reconstruído na Bernauer Strasse, cenário de algumas das mais dramáticas fugas ocorridas após sua construção.
Outros 500 metros deverão ser reconstruídos no próximo ano. Com a ajuda do governo federal e da União Europeia, Berlim está gastando cerca de 28 milhões de euros na reconstrução do muro.
"No início de 1989, (o líder comunista) Erich Honecker disse que o muro ainda estaria em pé em 100 anos e em certo ponto estamos fazendo o que podemos para isso acontecer", disse Alexander Klausmeier, diretor da fundação Muro de Berlim, que está supervisionando o projeto. "É um pouco louco isso."
Sem Disneylândia
Há alguns pedaços remanescentes do muro original pela cidade: uma parte de 80 metros atrás do Ministério das Finanças alemão e um trecho de 1,3 quilômetros coberto por pinturas de artistas de todo o mundo, conhecido como East Side Gallery.
Na última década, alguns blocos de concreto tirados do muro e cobertos por grafites foram colocados em locais como a Potsdamer Platz. Em algumas ruas, uma trilha de paralelepípedos marca alguns dos lugares por onde o muro passava.
Fabrizio Bensch-15.mai.04/Reuters
Pedaço do muro de Berlim coberto por obras de artistas; trecho hoje é conhecido como East Side Gallery
Pedaço do muro de Berlim coberto por obras de artistas; trecho hoje é conhecido como East Side Gallery
A reconstrução da barreira não é bem vista por todos. Líderes conservadores alemães temem que o muro se transforme em uma atração "do tipo Disneylândia".
"As pessoas em Berlim já sabem onde o muro estava e essa memória é dolorosa o suficiente", disse Staadt. "É uma situação complicada e muitas pessoas se preocupam com razão com a possibilidade de uma reconstrução do muro se transformar em algo parecido com a Disneylândia."
O prefeito de Berlim afirmou que não há risco de isso acontecer. "Foi a coisa mais certa a se fazer na época, destruir a construção toda", disse ele. "Mas aos poucos iremos expandir esse memorial do muro. Vemos que muitas pessoas vêm a Berlim por causa de sua história e continuaremos a incentivar isso, não apenas para os turistas mas como uma lembrança para as futuras gerações."

Fonte: Folha.com

Um comentário:

  1. Independentemente do muro de Berlim representar uma fase negra da história da Alemanha. Muito me alegra por parte dos alemães essa preocupação pela sua preservação histórica. O que seria muito difícil de acontecer aqui no Brasil.

    Aproveito para agradecer pela visita ao Saiba História. Abraços!

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts with Thumbnails