" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Fotos históricas adulteradas.




O photoshop é uma criação incrível, que nos permite retocar imagens adicionando ou retirando elementos, dando brilho, escurecendo, alterando formas e cores. Permite montagens, recortes e tem inúmeras ferramentas que qualquer leigo no assunto pode usar, para qualquer fim — inclusive para o mal quando, por exemplo, jornalistas, políticos ou historiadores inescrupulosos alteram fotos que documentam episódios, mentindo, desta forma, por meio das imagens.
Mas a manipulação de fotografias, por várias formas, inclusive artesanais, existe há muito tempo, e tem a idade da invenção da fotografia.
O site Four and six reuniu exemplos eloquentes de fotos históricas que foram manipuladas para atingir determinados propósitos. Como seria impossível relacionar e investigar todas as imagens importantes que, ao longo da história, sofreram alterações, o propósito do site é mostrar e analisar muitas que se tornaram notórias, controvertidas ou desafiaram a ética. Ou tudo isso junto.
Como as de vários líderes politicos que, além de escreverem a história de seu tempo – para bem ou para mal – quiseram alterá-na também nos registros, como Mao Tsé-tung na China e Josef Stalin na falecida União Soviética, que tinham a seu dispor especialistas em apagar das fotos personagens caídos em desgraça.
Este post é uma contribuição do leitor Roger. Confiram algumas fotos manipuladas:
lincoln
O icônico retrato de 1860, em litografia, do presidente americano Abraham Lincoln, acima à esquerda, é uma combinação de sua cabeça com o corpo de John Calhoun, 7º vice-presidente dos Estados Unidos.
stalin-com-e-sem-comissario
Excluir inimigos de fotografias era uma prática comum de Stalin. Aqui, nessa foto de 1930, um comissário foi banido após cair em desgraça com o ditador soviético.
Mao
Nesta fotografia adulterada de 1936, à esquerda, Mao Tsé-tung (que na foto está à direita, de mãos na cintura) removeu o dirigente do Partido Comunista da China Po Ku (o primeiro à esquerda na outra foto)1937-Hitler
Nesta fotografia adulterada, de 1937, Adolf Hitler removeu o ministro da Propaganda, Joseph Goebbels (o primeiro à sua esquerda na foto original). Nunca se soube o motivo.
1939-KingGeorge
Nesta foto de 1939, a exclusão do rei da Inglaterra, George VI (à direita na foto da direita), se deu, provavelmente, para que o primeiro-ministro canadense William Lyon Mackenzie King usasse sua imagem ao lado da rainha Elizabeth num cartaz eleitoral.
1961-cosmonaut.jpg
Aqui, o cosmonauta russo Grigoriy Nelyubov (a cabeça mais alta na foto acima) foi retirado da fotografia, datada de 1961, pois foi expulso do programa – liderada por Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a subir ao espaço –, na primeira equipe que saiu da órbita da terra. Supostamente, por mau comportamento.
1968-castro.jpg
Quando, no verão de 1968, Fidel Castro (à direita) aprovou a intervenção soviética na Tchecoslováquia, Carlos Franqui (no meio da foto original) cortou relações com o regime e foi para o exílio na Itália. Sua imagem foi removida dos registros fotográficos. Franqui escreveu sobre o seu sentimento de ser apagado: “eu descubro minha morte fotográfica. Que eu existo? Eu sou um pouco de preto, eu sou um pouco de branco, eu sou um merda, o colete de Fidel”.
Sep1976-gangoffour
A chamada Gangue dos Quatro, uma uma facção política radical composta por quatro dirigentes ultrarradicais do Partido Comunista da China que se destacaram durante a Revolução Cultural e foram posteriormente acusados de uma série de crimes, foi retirada da fotografia original de uma cerimônia em memória de Mao Tsé-tung realizado na Praça da Paz Celestial, em 1976.
1942-Mussolini
Orgulhoso, o ditador fascista da Itália, Benito Mussolini, excluiu da fotografia o tratador do cavalo, a fim de ficar mais heroico, em 1942.
Blair-com e sem alguns
Nesta foto, de 1865, uma inclusão, para variar: o General Sherman é visto posando com seus generais, mas o General Francis P. Blair (extrema direita) foi adicionado posteriormente. A foto acima é outra imagem da mesma sessão, na qual o general Blair não estava presente.
Grant-tres-em-uma1Aqui, nesta montagem de 1864, a ousadia foi maior…
Grant-tres-em-uma2
… o que parece ser o General Ulysses S. Grant na frente das tropas do Norte dos Estados Unidos no City Point, Virginia, durante a Guerra Civil Americana, é resultado de um retrato seu, cavalo e corpo do Major General Alexander M. McCook e ao fundo prisioneiros capturados na batalha de Monte Fisher – e nós podemos saber de sua origem graças ao ótimo trabalho de detetive dos pesquisadores da Biblioteca do Congresso.
1950-TydingsAcredita-se que esta fotografia adulterada contribuiu para a derrota eleitoral do senador Millard Tydings, em 1950. A foto de Tydings (direita) conversando com Earl Browder (à esquerda), líder do Partido Comunista americano, foi a intenção de sugerir que Tydings tinha ligações comunistas.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails