" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

domingo, 30 de dezembro de 2012

HOMEM JÁ PRODUZIA QUEIJO HÁ 7.500 ANOS, DIZEM ARQUEÓLOGOS



O homem já teria aprendido a produzir o queijo a partir do leite, na Europa, há pelo menos 7.500 anos, de acordo com um estudo conduzido por arqueólogos ingleses da Universidade de Bristol. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após uma análise química em peneiras de cerâmica pré-históricas encontradas em um sítio arqueológico na Polônia.

Uma grande quantidade de gordura de leite foi identificada, o que indica que as peneiras eram usadas com o objetivo de separação do soro e do coalho. O estudo foi publicado na edição desta semana do periódico científico Nature.

Anteriormente, os pesquisadores acreditavam que o queijo já era produzido há dois mil anos na Turquia, porém não havia ainda evidências claras disso.

A descoberta aponta que os povos do Neolítico tinham a capacidade de transformar leite perecível em um alimento que durasse mais tempo e que fornecesse calorias, proteínas e minerais. Os pesquisadores acreditam que o queijo deveria ser consumido após sua produção, ou guardado em potes na terra por meses, para o inverno. Até então pensava-se que a dieta no período Neolítico era um tanto “monótona”, baseada no consumo de mingau de cereais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails