" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

quinta-feira, 28 de junho de 2018

COMO AS PESSOAS CONTAVAM O TEMPO ANTES DE CRISTO?

 A forma mais comum de contar o tempo, não só no Ocidente como na China e no Japão, era apontar os anos desde o começo do mandato dos líderes – faraós, no caso dos egípcios, cônsules e depois césares, para os romanos, magistrados atenienses, reis espartanos, e imperadores chineses e japoneses.
A maioria das pessoas raramente precisaria falar de um tema além da memória das gerações mais velhas. Mas é fácil ver como isso era um pesadelo para os historiadores. Era preciso consultar longas tabelas de reis e somar manualmente para saber quanto tempo havia se passado entre um evento histórico e o momento atual.
Os historiadores – e somente eles – usavam de soluções praticamente desconhecidas para o público em geral. Os gregos podiam contar desde a primeira Olimpíada, em 776 a.C., datando os anos entre cada Olimpíada como se fossem um reinado. O historiador grego Dionísio de Halicarnasso, por exemplo, datou a fundação de Roma em “1º ano da 7ª Olimpíada”. E os romanos podiam escrever as datas em anno urbis conditae – ano desde a fundação de Roma, em 753 a.C. Mas o problema é que nem todos os historiadores concordavam em quando essa fundação havia acontecido.
Os próprios cristãos não escaparam da bagunça até uma tragédia cair sobre eles: em 284, o imperador Diocleciano ascendeu ao trono, começando a pior perseguição de todas. Surgiu então a ideia de contar os anos desse evento traumático e deixar de lado os césares, que tão mal fizeram. Essa foi a Era dos Mártires, que foi adotada apenas entre clérigos.
Séculos depois, um clérigo, o monge Dionísio, o Exíguo, que vivia na atual Romênia, mostrou-se insatisfeito com cristãos contarem a data a partir de um tirano inimigo. Ele propôs contar-se a partir do nascimento de Jesus, afirmando que fazia 525 anos desde então. Ninguém sabe como o monge chegou a esse número. Só se sabe que errou feio – não se sabe ao certo quando Jesus nasceu, mas é provável que não tenha sido em 25 de dezembro do ano 1.
Mas ninguém notou isso na época – lembre-se da enorme dificuldade em calcular precisamente o tempo dispondo-se apenas de intermináveis tabelas de monarcas. A transição para o ano 1000 causaria um verdadeiro pânico na Idade Média. Em 2000, muitos celebraram os “2000 anos de Jesus”. Mas o aniversário já havia passado.
A ideia de Dionísio demorou para pegar. Só em 731, com as pregações do monge Beda, a datação começou a ser aceita, primeiro na Inglaterra. Portugal seria o último país cristão a adotá-la. Usava-se a idiossincrática Era Hispânica, que começava em 38 a.C. – data obscuramente relacionada à conquista romana da região.

Que ano é hoje?

2018 nos vários calendários do mundo


5779 - Calendário hebraico - marca a criação do mundo calculada pelas genealogias na Bíblia.
2771 - Anno urbis - da fundação de Roma.
2019 - Ano astronômico, no qual 1 d.C. é o chamado ano 0.
2561 - Ano budista, do nascimento de Sidarta Gautama, o Buda original.
5120 - Ano hindu, pela contagem a partir do começo do Kali Yuga - A Era do Mal. A atual.
1440 - Calendário islâmico, medido da Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina.
1735 - Calendário dos Mártires, ainda hoje usado pela Igreja Ortodoxa Copta do Egito.
12018 - Calendário Holoceno, que conta desde o fim do Paleolítico e começo da civilização.
 Fabio Marton
Dionísio de Halicarnasso datou a fundação de Roma em "1º ano da 7ª Olimpíada" Foto:Shutterstock

fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/como-as-pessoas-contavam-o-tempo-antes-de-cristo.phtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails