Alguns séculos antes do Brasil ser "descoberto" em 1500, uma ilha chamada de "Hy Brazil" ou Brasil reinava no imaginário popular dos europeus. Localizado no Atlântico Norte, entre a costa portuguesa e irlandesa, o território ganhou destaque em vários mapas cartográficos da Idade Média e ficou famoso por ser considerado mágico e se mover sozinho pelo oceano. Numa época que pessoas eram queimadas na fogueira acusadas de bruxaria fazia sentido existir uma ilha fantasma.
Quem apostou que esta ilha é o atual Brasil errou. Por mais que ainda tenha aparecido em alguns mapas elaborados após Pedro Álvares Cabral aportar em Porto Seguro, na Bahia, há quase uma unanimidade dos historiadores em afirmarem que são áreas diferentes e muito distantes. O mais antigo relato da ilha data de 1325, num mapa da Catalunha. Depois deste registro, ela aparece em mais de uma dezena de outros mapas cartográficos da época até o ano de 1624.
Por mais que as posições da ilha mágica variassem a cada mapa, em todos eles era representada no Atlântico Norte, próximo ao continente europeu. Só que havia uma região onde o território fantasma era visto com mais frequência pelos cartógrafos da época: o litoral irlandês. A maioria dos mapas apontavam que o território estava a noroeste do país insular, mas ele também foi mapeado na região de Açores, próxima a Portugal.
Até os dias atuais, a existência da ilha Brasil é um mistério. Atualmente, especula-se que a primeira aparição dela, em meados de 1300, tinha sido consequência de uma erupção próxima a costa irlandesa. Quando as embarcações com os cartógrafos passaram pelo local encontraram uma nova ilha vulcânica. O que não sabiam na época é que este tipo de formação pode desaparecer na mesma velocidade que surgiu. Outra característica dada a ilha que reforça esta tese é o registro de uma névoa intensa na região do território "Hy Brasil", que na realidade seria o vapor de água originado pelo choque da lava vulcânica com o oceano.
Por fim, o nome dado inicialmente à região, que significa avermelhado, é outra característica que fundamenta a tese de uma ilha vulcânica. Em gaélico irlandês, Brazil é breazáil e também era o nome dado ao cinábrio, um mineral de cor vermelha intensa usado desde o Império Romano como base de corante da mesma coloração. Inclusive, a termologia é a origem do nome da árvore Pau-Brasil.
Vários nomes
Nos mapas da época, a ilha mágica não tinha apenas os nomes de Breazáil ou Hy Brazil. A localidade também era conhecida como Brasil, Hy Breasil ou Ilha de São Brandão, numa referência ao paraíso, segundo as mitologias grega e gaélica. A existência da ilha nunca foi comprovada, mas mais de sete séculos após seus primeiros registros, Hy Brazil continua no imaginário popular como um paraíso perdido.
Dennys Marcel
Nenhum comentário:
Postar um comentário