" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Memorial para uma revolução esquecida



Site reúne documentos e imagens sobre o levante de 1924 em São Paulo, um dos movimentos menos lembrados da história recente do país




O Arquivo Público do Estado de São Paulo criou uma exposição on-line sobre um dos capítulos menos conhecidos da história do tenentismo, a Revolução de 1924, movimento que durante quase um mês transformou a capital paulista em um campo de batalha entre os oficiais rebeldes e as tropas do governo do presidente Artur Bernardes, representante da política oligárquica do “café-com-leite”. A página, no ar desde o início de setembro, reúne documentos como processos criminais movidos contra os insurgentes, cartas dos líderes do movimento e jornais de época que noticiaram o combate na capital paulista.

A mostra, organizada pelo Núcleo de Ação Educativa da instituição, foi dividida em 11 seções que tratam de temas como os antecedentes da revolta, as estratégias políticas e militares adotadas pelos revolucionários e o rastro de destruição que o conflito deixou na capital do estado. Além disso, é possível consultar uma pequena lista de referências bibliográficas sobre o assunto selecionadas também pelo núcleo.

Um dos destaques do site fica por conta da seção “Atividades pedagógicas”. Nela, o internauta pode fazer download de 15 propostas educativas voltadas a alunos do ensino fundamental e médio. Em todas elas, o acervo do Arquivo do Estado é usado para promover discussões sobre o mais violento conflito já deflagrado na cidade de São Paulo.




Fonte: www.historiaviva.co.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails