" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Exposição na Alemanha mostra a ascensão de Hitler ao poder

 O Museu Nacional da Alemanha, em Berlim, é sede da primeira exposição mundial focada em Adolf Hitler. Os visitantes saem impressionados.

Uma exposição inaugurada este mês na Alemanha toca num capítulo trágico da história do país: a ascensão de Adolf Hitler ao poder e a relação do líder nazista com o povo alemão.
Museu Nacional da Alemanha, em Berlim, sede da primeira exposição mundial focada em Adolf Hitler. Um acervo tão polêmico que nossa reportagem mal começa e já somos obrigados a parar.
“Isso não é parte da exposição. De fato o alarme está tocando, porque há uma ameaça de bomba aqui no museu e todo mundo deve sair'', explica o correspondente Marcos Losekann.
Minutos depois, a reforçada segurança do museu comprova que foi mais um alarme falso. Grupos neo e antinazistas estariam por trás das ameaças frequentes, indignados com o tema que expõe como Hitler manipulava a opinião pública alemã.
Os expositores se preocupam em evitar que ao exibir essas imagens acabem glorificando o ditador. Por isso, ele sempre aparece associado às consequências terríveis do poder sem limites, como os campos de concentração em que morreram seis milhões de judeus.
Para ligar as duas partes da exposição, foram deixadas frestas. O objetivo é mostrar que, mesmo nos tempos de Hitler, os cidadãos tinham condições de observar o que acontecia nos bastidores do poder. Segundo os expositores, querer enxergar era uma questão de oportunidade ou de vontade.
Os visitantes saem impressionados. ''O que mais me chamou a atenção é a capacidade que ele teve de iludir o povo alemão, trazendo a ideia de um futuro extremamente próspero e rico”.
Um alemão concorda em parte com a turista brasileira. “Hitler soube tirar proveito do caos alemão, mas muitos alemães se deixaram iludir”.
Polêmica forte, intrigante. A exposição é a cara de um ditador que continua sendo julgado pela História.

Um comentário:

  1. É bem mais fácil ficar julgando um ditador que se foi do que agir contra os atuais. As vezes travestidos de democratas, socialistas e grandes grupos empresariais.

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts with Thumbnails