Parabéns às Joanas Darc, às Anitas, às Madres Terezas, às Anastácias, às Marias Quitérias, às Chiquinas Gonzagas, às Marias Bonitas, às Olgas, às Rosas Luxembrugos, às Evitas, às Pagus, às Zuzus, às Princesas Isabel, às Indiras, às Joanas, , às Marias, às Anas, às Antônias, ou seja, um grande parabéns a todas as MULHERES desse mundo, de hoje e de sempre.
Em Nova York, Estados Unidos, no dia 8 de março de 1857, um grupo de operárias ocupam a fábrica onde trabalham, reivindicando diminuição da jornada de trabalho que era de 14 a 16 horas, condições saudáveis de trabalho e salários menos miseráveis. Depois de serem confinadas em um lugar isolado da fábrica, todas morreram queimadas em um incêndio. Depois, na Dinamarca, em 1910, realiza-se o 1º congresso internacional de Mulheres. Em homenagem às 129 operárias mortas, passou-se a comemorar no dia 8 março, o Dia internacional da Mulher.
Outras versões:
O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela primeira vez no dia 28 de fevereiro de 1909 por iniciativa do Partido Socialista da América em memória a um protesto realizado nos Estados Unidos por melhores condições de trabalho. Um ano depois ocorreu a primeira conferência Internacional de Mulheres e em 1911 o Dia Internacional da Mulher foi celebrado na Áustria, Dinamarca, Suiça e Alemanha.
Alguns dias depois, um incendio na fábrica da Triangle Shirtwaist matou mais de 146 trabalhadores, sendo a grande maioria formada por costureiras. Um dos principais fatores para o grande número de mortes foi a falta de equipamentos de segurança e as más condições do edifício.
Outras versões:
O Dia Internacional da Mulher é uma data mundialmente conhecida e comemorada. Hoje em dia, quando chega 8 de março as mulheres ganham flores, jóias e os presentes mais variados. Acontece que o Dia Internacional da Mulher foi criado em circunstâncias bem mais trágicas, e nós não devemos nunca nos esquecer do real sentido desta data.
A ideia de criar um dia para as mulheres surgiu no contexto da Segunda Revolução Industrial com a incorporação da mão de obra feminina às indústrias. As péssimas condições de trabalho eram alvo de frequentes protestos, especialmente nas cidades de Nova Iorque, Berlim e Viena.
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado de fato na Rússia e serviram como estopim para a eclosão da Revolução de 1917. O motivo foi uma greve de operárias de uma indústria téxtil que lutavam contra o czar Nicolau II, a fome e a participação da Russia na Primeira Guerra Mundial. A manifestação se realizou no dia 8 de março de 1917 e foi relatada por Leon Trotsky. Veja a seguir um trecho do relato:
“Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução.”
Bela homenagem às mulheres. Certamente muito merecida. Abraço.
ResponderExcluirpara conhecimento
ResponderExcluirPor sua disponibilidade e persistência, as mulheres merecem respeito e carinho!
ResponderExcluir