" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Por este preço, não quero mais suíços"


D. João VI, teria proferido a frase "por este preço, não quero mais suíços", quando foi informado das despesas feitas com a primeira leva de imigrantes europeus vindos para o Brasil. Esses imigrantes, suíços e alemães, foram localizados em Friburgo, dando o ensaio péssimo resultado.
Retrato de d. João VI, óleo sobre tela,
Jean-Baptiste Debret, século XIX
[...] a razão desse fracasso residia no fato de terem sido os imigrantes recolhidos [...] entre gente pouco apta para tal fim e iludida com promessas enganosas, aqui chegando com a ideia de serem senhores de terras e de escravos, quando o que encontraram foi apenas a terra para ser cultivada pelos próprios braços, á custa do seu próprio suor. Desiludidos, quase todos esses suíços e alemães fizeram-se soldados. 
Essa foi a primeira tentativa de imigração feita no Brasil. A vinda dos suíços para o nosso país foi objeto do decreto firmado por D. João VI, a 16 de maio de 1818. Logo em seguida, houve uma tentativa para a introdução da imigração italiana, tendo o rei recebido a promessa de que seriam enviados para o Brasil três mil trabalhadores napolitanos. Esses napolitanos, então mandados para o nosso país, eram a pior escória social, o rebotalho das galés, e felizmente só chegaram realmente a vir duzentos, egressos todos eles das prisões de Nápoles, onde cumpriam penas por delitos os mais variados. 
Só muitos anos mais tarde, contudo, foi que a imigração pode ser organizada em moldes definitivos, tomando um caráter permanente, sistematizado. [...] A entrada de imigrantes no Brasil foi regulada,  por lei  especial do Estado Novo, que dispõe sobre a melhor distribuição dos colonos estrangeiros e estabelece novas normas de fiscalização.[...] 

Fonte: Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Quem foi que disse? Quem foi que fez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails