D. João VI, teria proferido a frase "por este preço, não quero mais suíços", quando foi informado das despesas feitas com a primeira leva de imigrantes europeus vindos para o Brasil. Esses imigrantes, suíços e alemães, foram localizados em Friburgo, dando o ensaio péssimo resultado.
Retrato de d. João VI, óleo sobre tela, Jean-Baptiste Debret, século XIX |
[...] a razão desse fracasso residia no fato de terem sido os imigrantes recolhidos [...] entre gente pouco apta para tal fim e iludida com promessas enganosas, aqui chegando com a ideia de serem senhores de terras e de escravos, quando o que encontraram foi apenas a terra para ser cultivada pelos próprios braços, á custa do seu próprio suor. Desiludidos, quase todos esses suíços e alemães fizeram-se soldados.
Essa foi a primeira tentativa de imigração feita no Brasil. A vinda dos suíços para o nosso país foi objeto do decreto firmado por D. João VI, a 16 de maio de 1818. Logo em seguida, houve uma tentativa para a introdução da imigração italiana, tendo o rei recebido a promessa de que seriam enviados para o Brasil três mil trabalhadores napolitanos. Esses napolitanos, então mandados para o nosso país, eram a pior escória social, o rebotalho das galés, e felizmente só chegaram realmente a vir duzentos, egressos todos eles das prisões de Nápoles, onde cumpriam penas por delitos os mais variados.
Só muitos anos mais tarde, contudo, foi que a imigração pode ser organizada em moldes definitivos, tomando um caráter permanente, sistematizado. [...] A entrada de imigrantes no Brasil foi regulada, por lei especial do Estado Novo, que dispõe sobre a melhor distribuição dos colonos estrangeiros e estabelece novas normas de fiscalização.[...]
Fonte: Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Quem foi que disse? Quem foi que fez?
Nenhum comentário:
Postar um comentário