" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

sábado, 26 de junho de 2010

A criação do Prêmio Nobel

Você já ouviu falar do Prêmio Nobel? Ele é atribuído todos os anos a personalidades internacionais que, por seu trabalho, se destacaram na esfera das Ciências, da Literatura e do esforço pela paz mundial.
a história desse prêmio, que começou em 1901, está relacionada a um erro jornalístico. Alguns anos antes, ainda na década de 1890, um jornal europeu publicou por engano a notícia do falecimento do industrial sueco Alfred Nobel. Por ter inventado a dinamite, em 1866, Nobel foi chamado no obituário de "mercador da morte".
Antibelicista, o industrial decidiu deixar ao mundo um legado de paz. Assim, doou em testamento 94 por cento de sua fortuna para a criação de um prêmio anual a ser concedido às pessoas cujo trabalho trouxesse importantes benefícios à humanidade.
Morto em 1896, cinco anos depois o Prêmio Nobel começou a ser concedido às personalidades que destacaram nos campos da Física, da Química, da Medicina, da Literatura e da luta pela paz mundial. A partir de 1969, o prêmio passou a ser concedido também a trabalhos na área de Economia. 

2 comentários:

  1. Interessante a iniciativa da premiação do Nobel. Porém, o que não é nenhum pouco interessante é ver o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,recebendo o Prêmio Nobel da Paz em 2009.

    A justificativa foi devido o trabalho do presidente em reduzir o estoque mundial de armas nucleares e trabalhar pela paz no mundo.

    A pergunta que não quer calar, desde quando os EUA estão interessados pela paz mundial? Ou melhor, eles se interessam desde que estejam de acordo com seus interesses mesquinhos de dominação.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu Blog. Parabéns!!!

    Nós dos Goliardos já estamos seguindo.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts with Thumbnails